domingo, 12 de maio de 2013

Proposta e equipe do projeto


Por um lado, hoje o corpo ocupa o centro da cena, inspirando todos os cuidados que implica a devoção às boas formas e ao bem-estar corporal. Por outro, também se vê extremamente constrangido por um conjunto de crenças e valores que parecem desprezar sua condição orgânica e carnal, tais como os mitos da beleza, da saúde, da magreza e da juventude. O papel dos meios de comunicação nesses processos é fundamental, numa aliança tácita com o mercado e a tecnociência, pois a incessante irradiação de imagens e discursos midiáticos contribui para a disseminação dos padrões corporais hegemônicos, além de divulgar o catálogo de técnicas, produtos e serviços disponíveis para atingi-los, bem como a cartilha de riscos e implicações morais que decorrem da sua “inadequação”.
Esta pesquisa, portanto, consiste em estudar os diversos vetores que confluem nesse aparente paradoxo do estatuto do corpo humano na contemporaneidade, visando a compreender seus desdobramentos e sentidos, além de definir linhas de ação. Os adolescentes, estudantes do ensino médio nas escolas públicas do Rio de Janeiro, são o público-alvo mais vulnerável na exposição a esses discursos e, portanto, o mais importante de ser atingido por meio de estratégias midiático-pedagógicas que visem a fomentar o debate.


Paula Sibilia (Coordenadora) é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF, autora dos livros O homem pós-orgânico: Corpo, subjetividade e tecnologias digitais (2002), O show do eu: A intimidade como espetáculo (2008) e Redes ou paredes: A escola em tempos de dispersão (2012), todos publicados também em espanhol. É doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ) e em Saúde Coletiva (UERJ), mestre em Comunicação (UFF), e em 2012 fez pós-doutorado na Université Paris VIII, da França. Atualmente é bolsista de produtividade pelo CNPq e Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ, além de coordenar o PPGCOM-UFF. 

Fernanda Cupolillo é revisora e produtora de textos da Casa da Ciência da UFRJ, graduanda em psicologia e doutoranda em comunicação (PPGCOM-UFF).

Lígia Diogo é produtora, estuda novas mídias e é doutoranda em Comunicação (PPGCOM-UFF).

Raffaella de Antonellis é professora de História do Cinema Italiano e doutoranda em Comunicação (PPGCOM-UFF).

Sarah Nery é jornalista, professora, mestre em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ) e doutoranda em Educação (Proped/UERJ).

Manuela Galindo é formada em Jornalismo, fotógrafa, mestranda em Comunicação (PPGCOM-UFF).

Julio César Sanches é jornalista e mestrando em Comunicação (PPGCOM-UFF).

Marianna Ferreira Jorge é publicitária e mestranda em Comunicação (PPGCOM-UFF).

Carlos Coelho Filho é graduando do curso de Estudos de Mídia (UFF) onde desenvolveu atividades de Monitoria e Iniciação Científica.

Jurdiney Pereira Junior é graduando do curso de Estudos de Mídia (UFF), onde desenvolveu projeto de Iniciação Científica junto ao CNPq.



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